A personalidade é formada pelo conjunto de Culturas que tivemos contato

  • por ICP
  • Nov 2022
  • Textos
  • 2 minutos

Existem mais de 400 definições acadêmicas para "Cultura".  

Aqui no ICP, utilizamos a de Eric Berne e compreendida da seguinte forma: Cultura é formada pela interrelação do funcionamento das pessoas (dinâmicas) e as estruturas que elas criam para realizar suas atividades e entregar resultados. Essas estruturas criadas, por sua vez, reforçam o modo de funcionar das pessoas (dinâmicas).  

Nesta mesma linha, Denton Roberts apresenta a influência das diferentes Culturas que são experimentadas ao longo da vida e enviam mensagens para o cérebro, nem sempre de forma consciente:  

1) Cultura de Gênero; 

2) Cultura Familiar; 

3) Cultura da Escola; 

4) Cultura Étnica; 

5) Cultura Regional (Geográfica); 

6) Religião; 

7) Cultura do Trabalho, das Organizações; 

8) Sexualidade;  

9) Cultura Nacional;  

10) Outras Culturas, como: política, amizades, hobbies, entre outras.  

 

A combinação de todas essas culturas e sua influência sobre cada um, resulta na personalidade atual e na forma de agir hoje. À medida que tomamos contato com outras culturas, podem surgir conflitos, evidentes em forma de dilemas. Este processo pode acontecer de forma não consciente. 

Quando estamos dentro de uma cultura, ela é invisível. Ela só se torna perceptível quando saímos da mesma. Fica claro no exemplo de alguém que muda de região dentro do Brasil ou muda de país.  
 
A Cultura é como o ar que respiramos: inspiramos mensagens que nos impactam sem consciência, ficando visível em comportamentos e na forma como nos relacionamos. 

Quando tomamos consciência das mensagens recebidas de cada cultura, podemos fazer escolhas diferentes e experimentar outras formas para lidar com padrões aprendidos anteriormente.