- por ICP
- Oct 2022
- Textos
- 2 minutos
Você percebe a influência da Cultura Organizacional em seu comportamento?
A Cultura Organizacional é única e um ativo que não é possível copiar.
A Cultura Organizacional resulta da interação da forma como as pessoas funcionam e as estruturas que criam para executar as atividades.
Desenvolvemos profissionais para compreender e aprimorar a Cultura Organizacional de forma prática e aplicada.
Qual o papel do executivo na cultura organizacional?
A perspectiva de que o executivo é um gestor da cultura organizacional, com frequência, está ausente dos papéis organizacionais.
Esta responsabilidade não é exclusiva dos profissionais de Recursos Humanos! É papel de cada gestor conhecer, praticar e zelar pela Cultura Organizacional no dia a dia profissional.
Temos métodos para contribuir com executivos sobre como as alterações de estruturas, alinhamentos e o funcionamento das pessoas na organização impactam na Cultura Organizacional e como aumentar as chances de estabelecer a Cultura desejada.
Não há uma pessoa nas organizações que tenha a capacidade absoluta de modificar a Cultura Organizacional.
Parte das características da Cultura Organizacional surge a partir das interações entre as pessoas modeladas pelas estruturas organizacionais.
O poder da Cultura Organizacional sobre o indivíduo é subestimado e pode causar ansiedade, frustração e impotência para promover mudanças.
Selecionamos teorias, desenvolvemos métodos de aplicações e MAPAS para decidir sobre adaptações positivas à Cultura Organizacional, usar a autoridade existente ou criar condições para uma mudança cultural.
As características da Cultura Organizacional surgem a partir das interações entre as pessoas modeladas pelas estruturas organizacionais.
As estruturas são tangíveis, visíveis. Confira alguns exemplos:
- Plano de cargos e salários;
- Organograma;
- Processos;
- Procedimentos;
- Políticas e
- Instalações.
A dinâmica é a forma como as pessoas se comportam dentro da estrutura.
Por exemplo: o organograma é uma definição dos níveis de autoridade para tomar decisão que divide a organização em partes para que possa ser administrada. A forma como as pessoas funcionam, a dinâmica, depende de como entendem o organograma. Às vezes, compreendem que tem maior ou menor autoridade e agem da forma como pensam, descolada da realidade das informações do organograma.
A cultura é o resultado da inter-relação entre as dinâmicas - como as pessoas funcionam - e as estruturas que criam para realizar suas atividades.
As pressões externas como mercado, pandemia, economia, interferem no funcionamento das pessoas que criam, eliminam e modificam as estruturas da empresa.
As pressões internas são geradas pelas diferentes compreensões das estruturas existentes e futuras.
Lidar com modificação nas estruturas gera ansiedade e stress, impactando na PRESENÇA, na efetividade e no resultado.
É função do executivo criar, eliminar e modificar estruturas provendo, simultaneamente, suporte para alinhamento na compreensão delas e para aprender a funcionar com elas.
Você já ouviu a frase: "Aqui funciona assim!"?
Este mapa representa o DNA da Cultura: a pressão externa leva a modificar as estruturas. A pressão interna leva a alinhamentos na compreensão e aprender a funcionar nas estruturas.
Da inter-relação das estruturas e dinâmicas surgem as características da cultura.
Referências:
1 – Estruturas e Dinâmicas de Grupos e Organizações – Eric Berne
2 – Táticas – Rosemary Napper e Trudi Newton
3 – Papéis Sociais – Bernd Schmid