Coaching organizacional

  • por ICP
  • Jun 2021
  • Textos
  • 2 minutos

A abordagem de Coaching organizacional tem como foco desenvolver profissionais em seus papéis organizacionais, promovendo a sustentabilidade da organização.

O diagnóstico e a verificação de aplicabilidade são feitos por profissionais que possuem visão sistêmica e conhecimento de várias abordagens de desenvolvimento humano e organizacional. Para isso, é necessário conhecimento tanto de funcionamento humano, quanto da evolução de organizações e suas culturas.

Com frequência, formações de consultores de desenvolvimento humano (DH) e organizacional (DO) focam em ferramentas de gestão. É importante acrescer para o Coaching organizacional referenciais teóricos sobre funcionamento de indivíduos, grupos e cultura, bem como espaço para desenvolver autoconhecimento e PRESENÇA.

No Coaching organizacional pode existir contaminação de abordagens privadas, como o coaching privado, quando o próprio cliente é a autoridade na contratação, ou da área clínica de psicoterapia. Se não considerados apropriadamente com o cuidado necessário, por serem áreas que dizem respeito a aspectos privados do indivíduo, podem trazer danos ao mesmo no ambiente de trabalho por exposição não apropriada. A psicologia clínica é bem diferente da psicologia organizacional e, às vezes, não tem seus limites e aplicabilidade claramente definidos na prática do dia a dia.

Em nossa experiência, muitas formações em Coaching & Mentoring consideram processos para pessoas físicas, as quais buscam e pagam seus processos. Por entender que o Coaching organizacional é bem mais complexo que o privado, buscamos e construímos clareza e identificação de aspectos importantes na formação de Coaches e Mentores para atuar em organizações.

Um aspecto importante no Coaching organizacional é criar espaço formal dentro do processo, para que as partes interessadas estejam alinhadas, recebendo e dando informação formal entre si e possam ser ativas na geração de resultado do processo.

E, temos em mente que modelos e teorias estão em evolução contínua e são úteis quando simplificam a realidade, nos auxiliando a compreender e lidar com ela.