Competências fundamentais para trabalhar em home office

  • Feb 2021
  • Textos
  • 2 minutos

O trabalho remoto requer algumas competências distintas do modelo presencial. Destacamos manter o foco e a produtividade em home office, pois recebe-se estímulos diferentes daqueles de quando se está em um local específico para o trabalho que contribuem para redução destas duas competências. 

Para contribuir com sua evolução para trabalhar em home office, separamos algumas dicas, confira: 

  • Exercite sua PRESENÇA:O que está ocupando sua mente? Faça uma lista e defina critérios para organizá-la, como por exemplo: urgência, importância e prazo de entrega. Criar a lista e os critérios contribuem para regulação de stress. Quando as demandas ficam apenas na cabeça, podem exercer uma pressão extra desnecessária, afetando a forma como lidamos com ela. 

  • Gestão do tempo:Distribua as atividades de sua lista no tempo e reavalie com alguma frequência. As prioridades podem mudar. Busque dar a atenção necessária uma a uma. Pular de atividade em atividade sem as terminar consome energia além do necessário. Separe momentos para cada atividade, de acordo com suas prioridades - trabalho, redes sociais, leitura, diversão, estudo. Considere intervalos e descansos entre elas para renovar a energia e a motivação. 

  • Comemore:Terminou uma atividade? Risque de sua lista desfrutando do prazer de concluí-la. Quando possível, compartilhe com alguém a conclusão de uma tarefa. O objetivo aqui é estimular o cérebro a produzir neurotransmissores e hormônios que contribuem para o bom funcionamento do próprio cérebro e do metabolismo. 

Tem alguma dica? Compartilhe conosco!