Comportamentos efetivos para mudar

  • por ICP
  • Sep 2023
  • Textos
  • 2 minutos

A Análise Transacional, teoria desenvolvida por Eric Berne, considera a personalidade a partir de 3 Estados de Ego e estimula a ter autonomia a partir de consciência e PRESENÇA.  
 
Os Estados de Ego se manifestam em pensamentos, sentimentos e ações, sobre si e outros, que são percebidos em 9 comportamentos, de acordo com Suzanah Temple, agrupados pelo ICP em dois grupos: vermelhos (não efetivos) e verdes (efetivos).  
 
Os comportamentos vermelhos normalmente surgem por impulsos, quando perdemos a PRESENÇA e deixamos de ser efetivos.  
 
Pensamentos, sensações e comportamentos do outro geram alterações no metabolismo e emoções. Conforme o cérebro entra em modo de sobrevivência, reage a padrões antigos, sem relação com o momento atual.  
 
Ao desenvolver a capacidade de PRESENÇA, é possível lidar com o presente, experimentando alternativas para agir com o "aqui e agora" e convidar o outro a fazer o mesmo.  
 
Confira os 4 comportamentos vermelhos:  
 
???? Dominação  
???? Submissão/Reclamação  
???? Permissividade  
???? Imaturidade 

 Para praticar e estimular comportamentos verdes, é importante ter interesse genuíno pelo ponto de vista do outro, sem julgamentos e preconceitos. Assim, é possível ativar PRESENÇA para integrar os recursos do passado com capacidade cognitiva para lidar com a situação que se apresenta.  
 
Os 5 comportamentos verdes são:  
 
???? Orientação  
???? Nutrição  
???? Cooperação  
???? Espontaneidade  
???? Consideração 

 Identificar os diferentes comportamentos traz consciência, que é a base para mudança e desenvolvimento. 

 Alguns pensamentos sobre mudar são construídos com experiências, formando padrões que interferem na fluidez e leveza do processo de autoconhecimento e mudança. Confira alguns desses pensamentos:  

 Valorizo uma competência que não tenho e quero desenvolvê-la;  

  • Tenho gaps que não gosto de trabalhar;  
  • Esta mudança vai mexer em quem eu sou; 
  • Eu estou bem, o outro é quem precisa mudar!  

 

Mudar é uma oportunidade de se autoconhecer e valorizar recursos internos, gerando confiança e segurança para buscar objetivos.