RH estratégico para transformação | Parte 1

  • por ICP
  • Jun 2022
  • Textos
  • 2 minutos

Josh Bersin, norte-americano especialista em Recursos Humanos, identificou alguns temas trabalhados por profissionais de RH em 2021:

>> Flexibilidade;
>> Habilitação de colaboradores para ter autonomia e novas formas de trabalhar;
>> Intensificação da centralização no humano;
>> Foco alto em cuidado e bem-estar no trabalho;
>> Suporte para transformação digital - soft skills para lidar com isso.

Hoje, sabemos que podemos fazer coisas com maior velocidade do que se pensava. Estamos acompanhando essas mudanças nos negócios, provocadas pelos 2 anos de pandemia até agora. 

Até então, os profissionais de RH buscaram e falavam sobre ter um lugar estratégico. E as mudanças trazidas pela pandemia os colocaram neste lugar. Está sendo requerido dos profissionais de RH um trabalho estratégico, a participação em times multifuncionais e transversais, desenhando soluções com velocidade.

Em 2022, existe uma tendência para que o RH esteja no centro para a própria transformação, necessitando investir na preparação e desenvolvimento de seus times para contribuir continuamente com as áreas de negócio.

Os negócios "pedem" que o RH esteja na mesa e atue de forma estratégica! 

Para isso, o profissional de RH precisa se trabalhar e evoluir, olhando para si, se abastecendo de conteúdos e ferramentas para continuar promovendo transformação.

Este profissional é peça importante dentro das organizações na preparação de pessoas, alinhadas com estratégia, para construir soluções que podem se encaixar e permanecer por algum tempo.  

Fontes: Josh Bersin e Gallup, adaptada pela “lente” da Análise Transacional.